segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Viagem ao inverno Ártico em janeiro de 2011.



Ola,

criei esse Blog com o objetivo de dividir todo o meu interesse sobre a Aurora Boreal, o fenômeno natural mais bonito da Terra. Pretendo passar algumas informações e tentar formar um grupo que possa ir comigo a uma fantástica viagem ao inverno do Ártico no próximo ano.

Obs: Quem desejar ir direto ao ROTEIRO é só rolar a página que ele se encontra abaixo.

BLOG EDITADO EM 07 DE MAIO DE 2010
Os anos de 2011 e 2012 serão os de maior incidência (pico) das luzes da Aurora no Planeta nos próximos 11 anos - MÁXIMO SOLAR - (abaixo explico melhor), então, a hora de ir é essa!

Sempre me interessei muito pelos polos e regiões mais isoladas da Terra. Dessa forma, acredito ser possível realizar esse projeto de forma confortável, segura e com um bom preço.

Minha experiência no Ártico e com o fenômeno da Aurora Boreal aconteceu na cidade de Tromso, Noruega, 400 km além do círculo polar Ártico.

A IDEIA É ESSA:




O PROJETO

Meu projeto tem como objetivo passar 2 semanas em 3 regiões polares no inverno de 2011 (janeiro), para observar o fenômeno nos locais com as maiores probabilidades e chances de visualização do mundo.

Abaixo segue um video que mostra imagens destas 3 regiões: LOFOTEN, TROMSO E SVALBARD:


______________________

LOFOTEN

O primeiro lugara ser visitado se chama Ilhas Lofoten.

As ilhas Lofoten já estão na região Ártica norueguesa, um pouco após o círculo polar. Estas ilhas glaciais foram o berço da civilização Viking e nos dias atuais são formadas por várias cidadelas na beira do mar, voltadas para a pesca do Bacalhau. É de lá que vem o famoso bacalhau da Noruega. Essa região, além de ser um excelente lugar para observar a aurora boreal no inverno, é considerada a mais bonita da Escandinavia por causa de suas paisagens incríveis com casinhas coloridas na beira do oceano glacial, entre fiordes, penhascos e montanhas íngremes.O visual é realmente fantástico como se observa nas fotos abaixo:














A penumbra roxa da noite polar que dura cerca de 5 horas a cada dia na época do ano de nossa chegada fará o visual do lugar ficar, sem dúvida, ainda mais surreal. Iremos permanecer 3 dias conhecendo os povoados dessas ilhas interligadas por pontes. O deslocamento poderá ser feito por ônibus comum ou em aluguel de minibus (à critério do grupo) por um custo de cerca de 30 dolares por pessoa a cada dia.

_______________________________

SEGUNDO DESTINO - TROMSO

A cidade de TROMSO, por muitos conhecida como a Capital Mundial da Aurora Boreal.

Em TROMSO no inverno, assim como e todo o restante da viagem não teremos a presença do sol. Por ser inverno e estarmos muito além do circulo polar, nessas regioes o sol some por meses. Por isso a maior parte do dia é completamente escura mas, das 10 da manhã até 2 da tarde uma luminoside em tom azul clareia o horizonte e permite que se faça qualquer coisa sem luz artificial. Os habitantes chamam essas horas de penumbra de Polar Night. A cidade fica com a neve roxa deixando tudo mas bonito. Após 2 da tarde a noite completa começa novamente e por volta das 18 hs as luzes aparecem sempre que o tempo estiver aberto...

TROMSO é, segundo muitos, o melhor local habitado para ver a Aurora Boreal, portanto a partir da chegada a cidade buscaremos ver o fenômeno sempre que o tempo estiver aberto.
Nos dias em que Tromso estiver com tempo límpido e sem nuvem permaneceremos nos arredores da cidade, fora das luzes dos postes em nosso proprio micro onibus alugado, sem necessidade de guia. No onibus, comidas e bebidas quentes. No dias de tempo fechado iremos para uma pequena cidade da Finlandia, cerca de 150 km de Tromso, que tem o seu tempo seco, sem precipitação e nuvens por quase o ano inteiro. Media de 8 dias com aurora boreal no céu a cada 10 ou 80% dos dias com aurora. (no inverno é claro, no verão não há escuridão).


Outras atividades de Tromso: Antigo Museu Polar - POLAR MUSEET - Possui muitos objetos e relíquias das inúmeras expedições polares feitas ao Polo Norte e Antartica. Tromso era o principal porto de saida das expedições polares que entraram para nossa história e o lar do maior explorador de todos os tempos, Roald Amundsen, primeiro homem no polo sul antartico. Amundsen foi o líder da expedição que concluiu o que foi considerado o maior feito humano em matéria de aventura e exploração, a famosa corrida ao Polo da Noruega contra a Inglaterra.




POLARIA MUSEUM - Moderno museu polar com aquario de tuneis no estilo "sea world" com animais marinhos das aguas glaciais, cinema 180º com documentários sobre as regiões polares, siumulador artificial de aurora boreal, vestimentas de expedições polares, simulador da tundra com diversos animas do Artico empalhados, etc... (um dos museus temáticos mais interessantes da europa).




Planetario e observatorio de aurora boreal da Universidade de Tromso. - Tromso possui uma grande universidade com 10 mil alunos e ela possui um interessante observatório e planetário para conhecermos melhor o fenômeno da aurora.




BARES E BALADA - Tromso está no ártico mas é uma cidade jovem. Possui 50 mil habitantes e 10 mil deles estudantes da Universidade. Ou seja, o centro da cidade é repleto de bares, pubs e boates para jovens com djs, musica eletrônica e diversão. Parece impossível mas existe balada no Ártico, e das boas. Como é período de férias, a partir da meia noite no centro, a rua fica lotada de jovens andando pelas calçadas congeladas de um bar para o outro sob efeito da excelente bebida local, a vodka! É comum ver diversos tombos na calçada que é congelada e derruba bebados e sóbrios!




Abaixo seguem duas fotos da chamada "Polar Night" com sua penumbra.A primeira foto sou eu no centro de Tromso meio dia e pouco:





Seguem algumas outras fotos de TROMSO:







________________

TERCEIRO DESTINO - LONGYEARBYEN (ARQUIPÉLAGO DE SVALBARD)


Depois de seis noites em TROMSO o projeto inclui um vôo ao verdadeiro Polo Norte e "fim do mundo", um arquipélago norueguês chamado de Svalbard que tem uma pequena cidade com cerca de 2 mil habitantes chamada Longyearbyen.

Este povoado é o local habitado pelo homem mais ao norte da Terra. As ilhas de Svalbard chegam a 80º de latitue, mais ao norte que a Groelandia. Um dos pedaços de terra mais ao norte do Planeta, após essas ilhas só o gelo flutuante e ainda eterno sobre o polo geografico.

Abaixo segue um video filmado na cidade de Longearbyen em fevereiro, mesma data em que estaremos lá. O video mostra a penumbra azul (polar Night), crpúsculo que dura cerca de 5 horas no período "diurno" que vai das 9 às 2 da tarde....



Na pequena cidade de Longyearbyen ficaremos 4 dias conhecendo as paisagens de tundra Artica e geleiras em pleno inverno, similares e na mesma latitude do interior da Antartica. As geleiras do Arquipélago são consideradas a 3ª maior da Terra, superada apenas pela Antartica e Groelandia.

A cidade de Longyearbyen fornece toda a estrutura para quem quiser fazer passeios de trenó puxados à cachorro ou moto de neve (snowmobile) para a Geleira, Cavernas de Gelo, Baias de icebergs, colônias de esquimós SAMI, e tudo isso com muita vida selvagem.

Assim como nos outro destios, todos os dias em que o tempo estiver aberto haverá a oportunidade de avistar o fenômeno das luzes.

Este arquipelago possui a maior quantidade de vida marinha do Artico, é o lar de muitos ursos polares que, ainda, sao avistados.

Além da pequena vila onde ficaremos, Longyearbyen, Svalbard tem uma antiga colônia russa ainda em atividade.

Após Longyearbyen retornaremos a Oslo onde passaremos mais um dia na cidade finalizando a grande viagem

Na foto abaixo com o mapa da Noruega é possivel observar onde fica o círculo polar Artico, a cidade de TROMSO cerca de 400 km após o círculo e o isolado arquipélago de SVALBARD bem mais ao norte:



Embora em local extremo, Longyearbyen possui uma otima estrutura, permitindo o turismo confortável e sem qualquer contratempo.




Alguns mapas e fotos de Svalbard e sua pequena cidade Longyearbyen (algumas fotos foram tiradas quando ainda havia a presença do sol, quando ainda não era inverno):
MAPAS:







AEROPORTO DE LONGYEARBYEN com a luz azul da noite polar:



CUIDADO, URSO POLAR:



O ARQUIPELADO E SUA PEQUENA CIDADE




















___________

O ROTEIRO

A SAÍDA JÁ CONFIRMADA SERÁ NO DIA 25 DE JANERO COM RETORNO E CHEGADA AO BRASIL EM 12 DE FEVEREIRO.


Dia 25/01 – Vôo (SP X Frankfurt x OSLO).

• Dia 26/01 – Chegada e descanso no hotel.

• Dia 27/01 – Dia Livre em Oslo (Vigeland Park, Museu Viking, compra
de roupas para o frio se necessário, Palacio Real, etc...) e saída para o aeroporto às 20 h para vôo com destino às Ilhas Lofoten.

Vôo (Oslo x Svolvaer) - (Ilhas Lofoten). Já na chegada ou mesmo durante o voo poderemos ter a sorte de avistarmos as luzes pela primeira vez em caso de tempo aberto.

• Dias 28/29/30 – Ilhas Lofoten.

• Dia 31/01 – Saída de ônibus com destino a Tromso.

• Dias 1/2/3/4/5/6 – Em Tromso, Hotel com café da manhã incluso. Hotel
Scandic Tromso. Serão 6 noites em Tromso.

• Dia 06/01 – Vôo com destino a Longyearbyen, arquipélago de Svalbard.


• Dia 6/7/8/9/10 – Serão 4 dias/noites no total em Longyearbyen.

• Dia 11 – Dia livre em Oslo para conhecer as atrações da cidade até o
meio da tarde onde voltaremos para o aeroporto com o fim da viagem para aqueles que decidirem retornar direto ao Brasil.

*Obs: Para aqueles que desejarem continuar na Europa a partir de Oslo
ou Frankfurt, basta informar na agência a data de retorno ao Brasil
sem qualquer acréscimo no preço.


______________________________________________


ALGUNS DADOS:

O QUE É A AURORA BOREAL?

Explosões na superfície solar acontecem constantemente. Tais explosões emitem particulas de luz (fotons) que viajam pelo espaço e ao aproximarem-se da Terra são atraídas pelos campos magnéticos que se situam próximos aos polos. Ao chocarem-se com nossa atmosfera nas regiões polares, “ricocheteiam”, emitindo fachos de luz que formam um espetáculo impressionante chamado de Aurora.




Este fenômeno é chamado de Aurora Boreal quando ocorre nas regiões polares do hemisfério norte e Aurora Austral no hemisfério sul (Antártica).

Como as regiões magnéticas se situam próximas aos polos geograficos, obviamente a Aurora só aparece frequentemente nas zonas mais frias e menos povoadas do Planeta.

Em geral essas luzes são observadas em uma altitude aproximada de 60 km e podem apresentar forma variada como arcos, estruturas em bandas, raios, lâminas etc..

As explosões solares que formam as Auroras ocorrem constantemente mas possuem cíclos de aumento e diminuição da atividade que duram, em média, 11 anos.

O próximo ciclo, chamado de ciclo solar 24, deverá chegar ao seu ápice (máximo solar) entre os anos de 2011 e 2012, e nesses anos tempestades solares poderão ocorrer a qualquer momento, formando espetáculos bem mais fortes do que nos anos anteriores. Por esse motivo, segundo os cientistas, será a época perfeita para quem quiser e puder ir ao Ártico para ver o show das "luzes do norte".

AS REGIÕES DA AURORA BOREAL (O CINTURÃO)

As regiões onde ocorrem maior incidência da Aurora Boreal ficam em uma espécie de cinturão ao redor da calota polar norte da Terra. Este cinturão compreende uma faixa de cerca de 20º de latitude que começa no circulo polar e vai até cerca de 20º mais ao norte. Dessa forma o tal cinturão onde ocorrem as Auroras ficam em regiões praticamente desabitadas, muitas vezes inóspitas para o homem. Por esse motivo tornam o fenômeno muito difícil de ser observado no dia a dia das pessoas.

Enquanto a Região da Aurora Austral se situa no interior Antártico, o cinturão da Aurora Boreal compreende o Oceano Glacial Ártico, o norte do Alaska, extremo norte do Canadá, norte da Groelândia, todo o Ártico Siberiano e o norte da Escandinávia.

A AURORA BOREAL NA ESCANDINAVIA

Considero a Escandinávia o melhor lugar do mundo para se observar o fenômeno pelo simples fato de que a região é mais habitada e estruturada do que o Alaska, a Groelândia, a Sibéria e o Norte do Canadá.

Enquanto na região polar da Escandinávia existem cidades com todo conforto, no Alaska e norte do Canadá isto não ocorre com a mesma frequência. Na Sibéria e Groelândia então nem se fala. Ou seja, é mais fácil chegar ao Ártico europeu e mais confortável de se ficar, principalmente em se tratando da Noruega que possui o inverno muito menos rigoroso do que o Ártico das outras regiões que eu citei.

A ESTRUTURA DA NORUEGA

A Noruega é um País riquíssimo com uma das populações mais desenvolvidas entre todos os Paises. Com muitas riquezas naturais como o Petroleo e uma população diminuta para repartir, o País é extremamente estruturado em toda sua extensão.

Grande parte desse Pais se situa ao norte do círculo polar ártico mas, mesmo assim, as cidades do extremo norte (medias e pequenas) em nada ficam a desejar em relação a desenvolvimento. Em todas elas a vida ocorre normalmente no Polo Norte, com toda a estrutura possível, o que muitas vezes faz um turista não acreditar ao ver taxis BMW ou mesmo que está em um moderno supermercado nos confins da terra.

Por esse motivo, ao contrário da maioria das outras regiões polares habitadas no planeta, a Noruega possui cidades confortáveis e com toda estrutura bem no meio do tal cinturão da Aurora BoreaL de que eu falei acima, permitindo aos moradores ou turistas avistarem o fenômeno com toda segurança, perto do hotel, do bar, do restaurante, etc. Além de contarem com toda estrutura hoteleira e turística.

O FRIO MENOS RIGOROSO

Além das vantagens de que falei acima, a Noruega é banhada pela corrente marítima quente que vem do Golfo do Mexico (Corrente do Golfo) e por esse motivo tal corrente "aquece" o Pais. Deixa o frio norueguês muito mais ameno do que as outras regiões na mesma latitude. O norte da Suecia e Finlandia, assim como o Alaska e a Siberia, são muito mais frios que o extremo da Noruega exatamente por não serem banhados por essa corrente. Enquanto em Tromso no inverno as máximas podem até ficar positivas com mínimas que não passam de 10º a 12º c negativos, nas outras regiões as temperaturas mínimas chegam a 30, 40º negativos no mesmo dia ou até menos. Assim, podemos dizer que o frio polar seco da Noruega não é muito rigoroso e é perfeitamente aceitável, ao contrário das outras regiões.

O INVERNO POLAR - AUSÊNCIA DO SOL

Todas as cidades visitadas no Ártico têm algumas características em comum no inverno. Além do frio e muita neve todas elas FICAM SEM O SOL por alguns meses no inverno. Mas isto não quer dizer que tais cidades ficam em escuridão total. Em Tromso, por exemplo, mesmo com o sol abaixo da linha do horizonte, ele ilumina o ceu por algumas horas. Apesar de não ser possível avistar o sol, todos os dias entre o fim da manha e o inicio da tarde - ou seja - por umas 4 horas ao dia, o sol ilumina um dos lados do horizonte, forma o degradê e clareia a cidade com uma luz azul (a mesma luz do crepúsculo que temos logo após o por do sol). Dessa forma, por cerca de 4 horas não necessitamos de luz do poste, luzes artificiais. Pode-se andar normalmente pela rua, obervando a cidade, como se o sol tivesse acabado de se pôr. Esse período de claridade sem o sol é chamado de "POLAR NIGHT" pelos habitantes destas regiões. É realmente uma "noite polar" a exótica experiência de andar pela cidade ao meio dia com uma espécie de luz azul (luz negra de boate), "acendendo" a neve, tornando tudo meio fluorescente e as pessoas vivendo normalmente como se fosse normal. Após 1 e pouca da tarde escurece totalmente e inicia-se a espera da Aurora Boreal que normalmente começa a surgir às 18 hs.


___________________________________ x___________________________________


A ideia que alimento é essa meus amigos. Espero que essa iniciativa dê certo e que ano que vem possamos estar juntos fazendo uma das viagens mais interessantes e exóticas do mundo. Aproveitando que ainda há tempo de conhecer o gelo antes do seu fim com o aquecimento global.

Vamos nos falando por aqui ou pela comunidade...

Abraços

Daniel

96 comentários:

Aline disse...

Daniel, adorei o blog!!! Cada vez fico mais amarradona nessa viagem!!! Falei com uma amiga que tb se animou para ir!

Bjs

Aline (orkut)

Lana Cristina disse...

Oi Daniel
Nao me arrependo de ser o primeiro nome da lista...
Estamos juntos nessa!
Beijocas

Gabriel disse...

Fala Daniel!

Não vejo a hora de chegar 2011...rsrs, penso mais nessas férias do que a de 2010...que será caseira..hehe

Abraço

Gabriel (orkut)

guiat26 disse...

Cara Perfeito isso

To cada dia mais entusismando com a ideia nunca imaginei que pudesse chegar um dia que eu realmente tivesse a chance de conhecer essa parte do planeta e agora isso tá mais perto do nunca

Ansioso esperando jananeiro de 2011 hehehE

Abraçoo
e vamo que vamo hehe

Andrey disse...

ANdrey
Daniel....
Cara q isso .. essa viagem vai ser tudo maninho....to nessa alias o blogg ficou 10 meus parabens pela iniciativa.. vc tem coragem e é um pessoa nota 10 pela atitude.. vlw

Simone disse...

Daniel, parabéns pelo blog. Perfeito. Acho que nem a Viagem e Turismo conseguiria fazer uma matéria melhor, eheh. Dá vontade de pegar as malas e ir agora mesmo pra lá.

Daniel disse...

Obrigado galera...

Erica disse...

Parabéns pela iniciativa, Daniel! Achei que o que você colocou na comunidade está bem mais explicado agora. Animo bastante de ir, é uma viagem que tenho muita vontade. Vou acompanhando o blog para mais novidades.

Maria Ines disse...

Daniel, fiquei encantada com seu projeto. Gostaria de ter mais informações. Não sei muito usar o google mas estou lá para qualquer notícia. Obrigada. Espero que este sonho se torne real MESMO.

Farrys disse...

Adorei o blog!
Parabéns Daniel, ótimo blog!!!
Amei essa idéia e estou louca para fazer parte desta lista!!!
Vou acompanhar o blog sempre que puder!!!

Gito disse...

oi daniel...estou indo para Tromso em fevereiro de 2010. To quase indo pra Svalbard....mas acho que so vou pra la ano que vem porque eu tenho 99% de certeza que eu vo amar ver isso e querer voltar nos melhores anos...entre 2011 e 2013...que vai ser o pico do ciclo solar 24!!
Nussa...vai ser demais isso! Vi muitas fotos do ultimo pico de atividade solar e as auroras ficam surreais!
Se quiser trocar ideia me escreve: conectar@salvehumanos.com.br
abs
Gito

Daniel disse...

Gito, precisamos conversar, vou te dar umas dicas sobre Tromso..

galera desculpe a ausencia..

MEU FILHO NASCEU NO ULTIMO DIA 18!!!!

Nas ultimas 2 semanas eu estava nesta missão do nascimento mas agora ja voltei...

vamos nos falar!

ecureuil disse...

hehe desculpado
Curta muito o filhote!

Tiago disse...

Daniel! muito incrivel essa idéia de viagem!
Cara, sou Físico e tenho alguma experiencia com astronomia, atualmente to fazendo meu mestrado (em outra area).. Ver Auroras com certeza deve ser um sentimento único nesse mundo! Adoraria participar dessa viagem! Gostei muito do roteiro e até janeiro 2011 com certeza consigo ter o dinheiro!
Tenho alguma experiencia com neve quando passei pelos Alpes nas França (fiz uma viagem de carro por lá..).
Daqui exatos 5 dias to saindo para uma viagem pelo Peru/Bolivia então vou ficar meio fora por um tempo.. mas depois podemos manter contato! Tô louco pra ir com vcs!!
Abraços pra Galera

meu Orkut:
www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=420318249965492027

e-mail:
loroavius@gmail.com

Daniel disse...

GALERA, QUEM ESTIVER REALMENTE INTERESSADO FAVOR ME COMUNICAR VIA MSN POIS VAMOS COMEÇAR A FECHAR O GRUPO!

Maria Ines disse...

Daniel, Feliz 2010 para você e a família agora aumentada. Depois que li seu roteiro não consigo tirá-lo da cabeça. O esforço será grande pois pretendo levar + marido e 2 filhos (18 e 16 anos). Estando por lá, tenho amigos que gostaria de visitar, portanto meu roteiro seria ampliado no final. Estou ligada nos seus recados.
Meu orkut é: Maria Inês - Nena Campos Sampaio Amaral.
Abraço

Maria Inês

Design VITO disse...

Parabéns Daniel!
O projeto todo é muito sedutor!
você conseguiu explicar tudo muito bem.
Quando o grupo fechará?

Abraços

Camila disse...

Oi Daniel. Já decidi que vou fazer esta viagem sim, tenho grande afinidade por locais frios e sonho em ver uma aurora boreal. Serendipity! Me add no msn: camilabastosf@hotmail.com

Camila disse...

Ob: não add pq não achei seu msn.

Daniel disse...

meu MSN:

danieljog@hotmail.com

jihad disse...

Daniel to dentro com crtz, gostaria de receber info sobre hoteis em oslo , tromso?Como eu pago!

Maria Ines disse...

Oi Daniel, também gostaria de receber mais notícias.
Obrigada!

Daniel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel disse...

Hoteis em Oslo / Tromso é o Scandic, cadeia norueguesa.

O pagto será feito assim que o grtupo inteiro fechar, estamos proximos Jihad, vc vai com mais Alguem?

Fashion beats and trips disse...

O Dani !
Claro q eu tenho q ir neh !

Se precisar de ajuda com traducao de alguma coisa ou algum contato é so falar !

bjsssssss

Thatiana

Michel Luiz disse...

Adicionei vc hj no msn.. Assim que der nos conversamos.. acho que animo pra ir, saindo de SP

Marcelo disse...

Otimo Blog vey :D
Muito bom mesmo, pena que tenho 16 anos :O
tenho ki esperar a viagem si tiver que vc pretende fazer em 2012. \õ
:D
flw vey :D
abç

Daniel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dina Claudia disse...

Gostaria de saber qual é a agência, para obter maiores detalhes.Obrigada!

Daniel disse...

Dina, a agencia é a PESCARA TURISMO:

Segue o link da agencia:
http://www.pescaratur.com.br

Em caso de interesse comunicar-se comigo após falar com a agência pelo msn ou email.
abs

Karine disse...

Olá Daniel! Meu nome é Karine, me interesso em participar desta viagem! Há tempo venho fazendo planos, mas nunca saiu do papel... Poderia me adicionar no msn? É karine.sabino@hotmail.com Ficaria muito agradecida se fosse possível! Te add no Orkut, por favor me aceite, ok? Parabéns pelo roteiro, com certeza é um ótimo roteiro!!! Um abraço amigo! Grata, K.

Adriana disse...

Olá Daniel! Achei muito maneiro esse seu blog. To muito afim de saber mais detalhes, para quem sabe possa fazer essa viagem com vcs!
Abraço
Cezar
cezarmor@hotmail.com

Daniel disse...

Cezar, te respondi ao email. Aguardo novo contato...
Karine, adiconei este endereço no msn, era pra isso ou pra te mandar email em resposta?
Dina, qualquer info por favor usar meu sn ou email.
Abs a todos

Primeiras impressoes, outros impactos disse...

Olá Daniel, primeiramente, parabens pelo blog. Achei super bacana a sua iniciativa de organizar a viagem para conhecer a aurora boreal. Para pessoas como nós que não temos ideia de como é, é super válido. Meu marido e eu estamos muito interessados na viagem de janeiro de 2011. Já vi que a previsão é de saída no dia 25/01. Já vamos organizar a nossa agenda. Gostaria também de ser incluída em eventual lista de discussões para receber mais detalhes da viagem. Obrigada, Lin

Daniel disse...

Oi Lin, srá que poderia me enviar um mail? danieljapor@gmail.com
abraços

Paulo Alves disse...

Daniel, queria saber a previsão de gastos fora do pacote. Também queria saber sobre as espécies de acomodação. Como são os Albergues (Hostels) por lá? O seguro saúde está incluso no pacote? Como é que está a formação do grupo? Vocês vão no esquema de "mochilagem"? Enviei convite para seu Orkut, favor adicionar.

brenda disse...

Olá Daniel, eu e minha familia gostamos muito do roteiro, e queria mais informaçoes, se possivel poderia me adicionar no msn?
brendasalles@hotmail.com
Obrigada!

Anônimo disse...

Olá, gostaria de te fazer uma pergunta!
Eu queria perguntar como são as roupas usadas pelos habitantes locais e por visitantes, pois tenho vontade de ir até lá

Marcos disse...

daniel preciso de uma idéia sua. como tenho milhas na tam eles já emitiram para mim Brasília,tromso. Como eu falo com você

Daniel disse...

Marcos
meu emial é danieljapor@gmail.com
msn danieljog@hotmail.com
21 26221898 (escritorio)
abraços

Anônimo disse...

Ola Amigo, tenho interesse em saber um pouco mais sobre essa viagem. Adicionei voce no MSN. o meu endereço é eduardolmolina@hotmail.com . Por gentileza, os outros interessados que quiserem me add, fiquem a vontade para irmos trocando informacoes...Abraços a todos. Eduardo

dircetoledobae disse...

há possibilidade de encurtar a viagem após vermos a aurora boreal? o custo das roupas é em torno de quanto? abraços dirce

Paty disse...

olá ..DANIEL !!!! estou indo passar o natal em TROMSO!!!!!!! se precisar de alguma informação..conta comigo!!! meu e-mail paty_padua@hotmail.com

Daniel disse...

Paty

Mais um brasileiro em Tromso...Tá virando moda...heheh
Qualquer dica boa avisa pra gente e tira foto da aurora de natal! :)

Dirce, vc pode encurtar sua viagem sim, chegando um pouco depois, voltando antes....

Abraços!!

Sidney Alquezar disse...

Daniel, seu blog veio de encontro a um dos meus desejos: conhecer a Aurora Boreal na Noruega ! Só não esperava encontrar um grupo indo para lá. Eu e minha esposa estamos muito interessados na viagem. Acessei o site da Pescara mas não encontrei o pacote lá. tem alguém em especial com quem possamos fazer contato?
**Obs: te adicionarei ao meu msn e gmail

obrigado,
Sidney

Daniel disse...

Sidney

A Pescara nao vende pacote, apenas fez o favor de colocar as pessoas do grupo no mesmo aviao e hotel! rsrsrs

Esta não é uma excursão de agencia de viagens, a agência apenas dá uma força.

O contato sou eu, vamos conversar...
Te aguardo no email, msn, fone!

abraços

Anônimo disse...

daniel
parabens pela idéia , mas por estar quase na hora de partir, e como somente hoje fui conhecer seu blog, gostaria de saber se tens pretenções para 2012 fazer outra.
pois me interesei muito em participar .
marlon

Anônimo disse...

Caro Daniel, também estou na mesma linha do marlon que lhe deixou o posto anterior. Gostaria de saber se ainda consigo acompanhá-los nesse janeiro de 2.011 e se há previsão de fazerem outra excursão em 2.012. Com um grande abraço e cumprimentos pela movimentação bastante legal, João Drummond

Anônimo disse...

oi daniel.
Tentei contato contigo. Gostaria de saber se ainda ta tempo de ir nessa viagem de 2011. estou fascinado, acompanhei todo o forum. aguardo sua resposta, sendo positiva, corro atras do necessario, vc vai me orientando.
meu email marcossiqueira004@yahoo.com.br msn marcossiqueira004@hotmail.com
abraço

Daniel disse...

Pra galera que está pensando em 2012 pode ser otima ideia retornar, ainda vai ser um ano de forte aurora boreal...abraços

Anônimo disse...

Olá Daniel,
Deu para perceber que tem muita informação para poder realizar esta viagem, que creio ser super interessante.Tenho pena de não poder fazer o mesmo, já que deve ser algo para sonhar acordada. Tenho visto no youtube algumas imagens e informações e são espectaculares. Neste momento encontro-me a estudar e tenho uma disciplina que é Turismo
Internacional, tenho um trabalho para fazer ao meu critério e escolhi ser sobre a Noruega,recolhendo todas as informações possíveis para o poder concretizar e depois apresentar. Onde posso obter mais informações, detalhadas? Agradecia-lhe imenso se me pudesse dar uma ajuda neste assunto.
Isabel
isabel_henriques1968@hotmail.com

Renata Lemos disse...

Oi Daniel!

Adorei sua ideia, e estou aqui filando umas dicas ja que vou pra tromso final de novembro agora, mas nem de longe chego a sua organização :)

Perguntinha, vc comentou sobre uma cidadezinha na finlandia ha 150 km onde vao nos dias de tempo fechado em tromso. QUal o nome desta cidade??

Pode mandar pra renata@lemos.info?

Super obrigada!!!

Renata

Daniel disse...

Klipsjarvi...Renata

Silvane disse...

Queria saber mais informações
teem limite de idade ?

giselle disse...

Oi Daniel,
estou indo para londres depois do natal e só volto pro brasil em maio. estava pesquisando o que de inédito/ exótico eu poderia ver na europa durante esse periodo, e lembrei da aurora boreal. seu blog está super completo e eu adorei o roteiro, pena que não posso ficar tanto tempo fora de londres, porque vou estudar..mas com certeza gostaria de passar uns dias com seu grupo, e comigo iriam mais 4 pessoas. como eu faço para reservar os hoteis etc?
me manda um email com valores e tudo mais!
gysinha@hotmail.com

Abraços,
giselle

Valeria e Enio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Valeria e Enio disse...

Daniel, vou pra Tromso no fim de fevereiro, você acha que vale a pena essa época? Uma pena não poder ir com vocês, mas só posso tirar férias a partir de fevereiro. Adicionei você no meu blog: http://valdemochila.blogspot.com. Abraços!!

Daniel disse...

Galera desculpe a demora pra responder...

Oi Silvane, ainda faltam 2 vagas. O limite é ser maior de idade e ter condições físicas normais.

Gysinha, só agora vi o seu post e te passo as infos por mail. Com certeza da pra vc passar dias espetaculares em Tromso que, inclusive, tem voo direto de Londres para lá de low cost, bem barato.

Valeria, obrigado por add. respondendo: Não só vale a pena ir em fevereiro como é perfeito. Vc terá cerca e 16 horas de noite por dia, o resto é uma penumbra linda e um pouquinho do sol riscando o horizonte.

Durante a noite é só o tempo estar aberto q vc vê a aurora. Aurora sempre aparece, basta não ter nuvem...Uns dias mais fortes, outros menos....só no verão q é ruim pois nao escurece....de resto Tromso bomba! Pode ir tranquila!

Madeleine disse...

Aí Daniel & cia
Meu nome é Madeleine Daiane,moro em Longyearbyen há um pouco mais de 2 anos e meio.Tô empolgada com a iniciativa de vocês,parabéns Daniel.Gostaria de saber qual é o tamanho do grupo,para convidar vcs para tomar um café aqui em casa,durante a estadia de vocês aqui em Svalbard.
Valeu
Abracos!

Daniel disse...

madeleine, dificil acreditar q existe uma brasileira morando em Svalbard. Muita coincidencia...Fantástico...Com certeza gostaríamos de te conhecer e de trirar algumas duvidas..Manda seu email pra podermos nos falar melhor....Abraços

neiva disse...

Meus parabéns pelas maravilhosas informações

Anônimo disse...

Daniel,
parabens pela iniciativa e pelo blog, infelizmente para 2011 não posso acompanhar vocês, mas gostaria de receber informações antecipadas para me programar para 2012, renata_raujo@hotmail.com
inicialmente gostaria de ir para o Alaska, mas com tantas informações repensei,
abs,
Renata

mayna disse...

oi, parabens pela iniciativa...
desde criança sonho em fazer essa viagem, e agora que obtive a idade necessaria estou guardando dinheiro... vai ser a viagem de uma vida...
estou ansiosa pela sua viagem para ver as fotos

Anônimo disse...

este blog está excelenteeeeee!!! parabens e boa viagem, um dia espero fazela tambem

Gray Fox disse...

Oi Daniel,

parabens pelo Blog. Estou programando uma viajem com o mesmo objetivo também. Para janeiro de 2011.
Ainda tem vagas no grupo?
Como podemos conversar? meu email: deivysondias [ @ ]hotmail.com

Abraço!

Anônimo disse...

ola daniel ! meu nome é priscilla e a gente ta indo pra la no mesmo dia q vcs, acabamos de decidir e te add no msn, gostaria de conversar com vc sobre seus planos pra viagem, quem sabe a gente nao pode se encontrar por la
=)
Obrigada

Babo Bastos disse...

Daniel, PARABÉNS pelo seu trabalho. Veja que coincidencias: Acabei de receber um convite para ir ver a Aurora boreal na Noruega (hospedagem). Tanho uma passagem de graça prá qq lugar do mundo. Dia 25/01 é meu aniversário. Conclusão: TENHO QUE FAZER ESTA VIAGEM !!!! Considere que tenho a PASSAGEM. Qual seria o meu custo caso me agregasse ao grupo (interroga). Meu e-mail: babobastos@gmail.com. Abraços, Erasmo

Anônimo disse...

olá! Td bem? Ainda tem vagas?
Quanto seria o custo ida e volta?
walterrodriguesjr@gmail.com

Daniel disse...

Ola, estou aqui na Noruega e em 4 dias vi aurora boreal forte em 3, espetaculo da natureza. Estou aqui com a globo e sem tempo de atualizar o blog com minhas fotos...Seguem abaixo dois links da GLOBO.COM com as imagens de nossa expedição...abs

http://globoesporte.globo.com/platb/claytonconservani/

outro link
http://globoesporte.globo.com/platb/fabiobrandao/2011/01/12/planeta-extremo-aurora-boreal-e-registrada-pela-primeira-vez-por-uma-equipe-de-tv-brasileira/

Me adicionem no msn quem quiser vir...

Anônimo disse...

O MSN do Daniel: danieljog@hotmail.com

Maria disse...

Eeeee, Parabéns pelo sucesso da viagem, depois tem que atualizar o blog com as novas fotos, (com a Globo e com o grupo que foi depois!)
bjs!

marco disse...

PARABENS PESSOAL, ESTOU INDO DIA 30 MARCO PRA NORUEGA E FAREI PASSEIO COM GUNNAR EM TROMSO. FICAREI 4 DIAS AI EM SVALGARD ... MANDEM DICAS

VALEU

Paulo disse...

Muito bom o blog !!
Preencheu uma lacuna minha de conhecimento e me despertou interesse sobre a Aurora.

Anônimo disse...

sou completamente leiga no assuto, porém tenho uma louca paixão pelo fenomeno, amei o blog. ficarei conectada. um abraço

Daniel disse...

Opa meu chará, parece que cheguei atrasado para essa viagem que deve ter sido o máximo. Tenho muito interesse em conhecer de perto esse fantástico fenômeno da natureza. Você organizará nova viagem? Se for vou com você e seu pessoal. Um grande abraço e parabéns pelo blog.

Daniel Santos

Juliana Trujillo disse...

Só conheci o blog agora, parabéns por tudo!!! Fantástico, fiquei com muita vontade de planejar a minha ida à Noruega.

Evelyn disse...

Oi Daniel!

Amei seu blog, muitas informações e realmente estou empolgada em planejar essa viagem também! Poderia por favor informar se vc tem grupo para Dez/2011? Por favor, me mande email no mochida@ig.com.br. Muito obrigada!! Evelyn

Anônimo disse...

muito bom e esclarecedor seu blog.
Daniel estou de viagem marcada para o mês de setembro 2011 para Noruega.
Gostaria de contar com seu apoio com dicas valiosas,seria possível me incluir no MSN ror61@terra.com.br ou tbm mandar um email p/ ror61@terra.com.br.
rodrigo oliveira Florianópolis sc

Sonia disse...

Daniel, por favor , gostaria muito de falar com vc sobre a viagem q pretendo fazer em setembro. Minha intenção é ver a aurora e quero saber onde é mais provável. Sei que na Lapônia ela está presente na maior parte das noites, mas será um bom lugar? Meu email é tb meu msn : soniamfontes@gmail.com. De preferência não publique. Obrigada

Sabrina C.S. disse...

Olá Daniel! Magnífico! Perfeito!!!

Amei seu blog, ainda mais por causa da aurora!

Estive em três países esse ano, no final de março, Noruega, Finlândia e Suécia, mas eu estava SOZINHA na geleira e caçando as luzes do norte! Detalhe! Era minha primeira vez e foi uma loucura de 7 noites!!!

Gostaria de saber se você tá juntando uma turma para 2012, já que a energia solar ainda está em alta! Eu tenho certeza que eu irei ano que vem, eu pensei na Islândia ou Alasca, porém, eu iria sozinha mais uma vez!!! Se tiver um grupo para 2012 (e é claro vaga para uma pessoa) poderia me avisar? Meu e-mail é sabrinashinohara@hotmail.com
Estarei me "atualizando" por aqui, em seus posts!

Curti demaaaaaiiiiissss seu blog!
Mil Beijos
Sabrina!
Até mais!

Daniel disse...

Daniel - chará

Só vi o comentário de voces agora, vcs comentaram na postagem antiga, do ano passado...rsrsrsr Eu so tava acompanhando a postagem mais recente, por isso a demora pra responder.

Gostaria de agradecer a todos!!!
_____________

Evelyn, por favor me manda um mail ou me add no msn, endereços acima...
______________

Oi Sabrina, obrigado , vc tem o espírito da aurora boreal...Eu fiz isso 1 vez sozinho tbm, foi demais...Estamos organizando novo grupo, ferias de janeiro, me add e escreve nos endereços acima e vamos fazer contato...abração
______________
´
Galera, ontem no FANTÁSTICO foi feita a primeira chamada sobre o programa que participei sobre a Aurora Boreal. Apareço rapidamente no video em 1 min e 54 segundo, tem q dar stop pra me ver....rs O programa vai ao ar dia 17 de julho agora no fantastico. Segue o link de ontem:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1547259-7823-CONFIRA+CENAS+DA+NOVA+SERIE+DO+FANTASTICO+PLANETA+EXTREMO,00.html

A minha viagem da aurora boreal vai ser o terceiro episodio da serie PLANETA EXTREMO...

Abraçao

Estamos organizando nova expedição, novo grupo para janeiro, me adiciona no msn danieljog@gmail.com ou manda email para danieljapor@gmail.com

Anônimo disse...

ola estarei em londres nesta data, mas tenho interesse desta viagem , se alguem estiver na europa me comunique para fazermos esta grande vaijem, meu email gui_felizdavida@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá... gostaria de saber como faz para fazer uma viagem dessas? Com quem posso entrar em contato? Há uma agencia de viagens que vende pacote para esse roteiro que está no blog?

Anônimo disse...

Olá, vi a pouco no fantástico a reportagem sobre a Aurora Boreal, só aumentou minha vontade de ver esse fenômeno, gostaria de saber quanto custa em média pra se meter nessa aventura... e parabéns pelo blog... ja te add no msn, espero aceitação...
Paulo César

Anônimo disse...

Que maravilha... Depois de ler o blog e assistir o Fantástico do dia 17/07, pude concluir com encantamento uma viagem com vocês sem sair da minha casa fica até difícil colocar em palavras tudo muito LINDO!!! parabéns Daniel pelo seu projeto e a todos que conseguiram embarcar e ver de perto esse fenômeno boa sorte e até a próxima viagem ...

Camilla Lima disse...

Olá, a reportagem do Fantástico ontem foi espetacular. Sou extremamente apaixonada pelo céu e pelos seus fenômenos. Fiz algumas pesquisas inclusive sobre a Aurora boreal, mas ao ver a reportagem de ontem, fiquei em êxtase, principalmente ao saber que nos anos de 2011 e 2012 serão de maior luminosidade. Imagino o quanto deve ter sido mágico realizar esta viagem. Portanto, gostaria de saber se há possibilidade de outra viagem para o ano de 2012 e quantas vagas são?
Parabéns pelo blog, e é sempre bom deparar com pessoas que valorizam tanto esses fenômenos extraordinários e que nos trazem sensações indescritíveis.

Desde já obrigada,
Camilla

Ana Beatriz disse...

Parabéns pela postagem, lindo demais!

Está aí a prova que Deus existe.

A natureza é a arte de Deus.

Pedro Felipe disse...

"Está aí a prova que Deus existe.

A natureza é a arte de Deus."

É ISSO AE!

Um dia vou realizar esse sonho... tenho que trabalhar muito ainda!!! hahah

Anônimo disse...

Ola! Estava aqui, como sempre, pesquisando novos destinos (antigos desejos!) e encontro esse blog... Claro, interessante, objetivo... Minhas viagens sao, quase sempre, programadas de ultima hora.... Hj estou procurando um destino para novembro.... Mas quero fazer parte de uma viagem com vcs, quem sabe a proxima? Posso ate tentar me programar..rssss. Quando sera? Ainda teria um lugarzinho, ou dois?
Grande abraco
Gisele - giselelaura@uol.com.br

Anônimo disse...

Ola, gostaria de contactar com vc, para saber preços e outras dicas de viagem,,,quero muito fazer essa viagem.
cls380@hotmail.com

Anônimo disse...

Ola!!! Meu nome 'e Thais e me interesso nessa viajem , porem ja estou na Irlanda e so poderia ir na sexta a noite e ficar ate segunda de manha. Vc acha que existe possibilidades de conseguir pegar aurora boreal::
Obrigado pela atenção!meu email 'e' Ç thaiscguimaraes@hotmail.com

viviane disse...

Oi, eu sou Viviane. Meu sonho é conhecer a aurora boreal e repente percebi que isso é possível. Provavelmente a viagem de vocês já aconteceu, mas gostaria de saber se estão programando outras. Gostaria muito de receber informações mais detalhadas pra começar a organizar minha vida e realizar este sonho antigo. Obrigada! Se puder me contactar meu e-mail é vivianedavia5@gmail.com.br

Anônimo disse...

Olá Daniel, magnífico o teu material sobre a aurora boreal. Assisti a um programa aqui em Fpolis no domingo - 18/03/2012 e fiquei super afim de ir. Poderias me incluir no próximo grupo de viagem? Meu e-mail é: sabia@itcnet.com.br. Abç, Luiz Cláudio Momm - Fone: 0xx 48 9163-0666.

Lorena Moreno disse...

Olá Daniel, estou mega interessada também em fazer parte deste grupo!
Como podemos nos comunicar??

segue meu email: lorenamorenoo@hotmail.com

viviane disse...

Oi Daniel, como não recebi resposta tua resolvi dar uma olhada no blog e percebi que faltou uma letra no meu e-mail. Então vou repetir: vivianedavila5@gmail.com.br Estou interessada em participar de um grupo pra fazer essa viagem com segurança. Meu sonho é levar meus filhos de 14 e 9 anos. Algum problema? Por favor me de um retorno. Obrigada e um abraço.

Anônimo disse...

Oi Daniel, eu sei que já estamos em 2012, mas gostaria de saber se ainda há possibilidade de fazer essa excursão em 2013, pois eu e uma amiga estamos muito interessadas.
Como podemos nos comunicar?
segue meu e-mail:ju_morais86@hotmail.com
Parabéns pela iniciativa!
Abraços,
Juliana