sábado, 12 de fevereiro de 2011

AS EXPEDIÇÕES RUMO A AURORA BOREAL - PLANETA EXTREMO - 2011


Os caçadores da Aurora Boreal







email contato: danieljapor@gmail.com

Neste início de 2011 fiz 2 expedições para o Artico. O resultado foi excelente, melhor do que o esperado e com muita Aurora Boreal no céu....

O objetivo inicial era formar um grupo de viajantes brasileiros para vermos juntos a Aurora neste início de 2011. Mas, o jornalismo da Rede Globo, através do Reporter Clayton Conservani, teve conhecimento do projeto e se interessou em filmar um programa sobre o assunto para o especial PLANETA EXTREMO que irá ao ar em julho no FANTÁSTICO!

Dessa forma fiz duas viagens, uma dando consultoria com a equipe de reportagem e a outra com o grupo de viajantes que se formou a partir do Blog.

A PRIMEIRA VIAGEM

Junto a equipe do PLANETA EXTREMO, chegamos ao Artico no dia 8 de janeiro, eramos 6 pessoas. Filmamos nas cidades de Tromso, Alta (hotel de gelo) e na isolada Ilha de Svalbard (o pedaço de terra habitado mais ao norte do mundo). As filmagens acabaram no dia 23 daquele mês e o programa irá ao ar no Fantástico somente no meio de 2011.

A equipe foi dirigida pelo reporter Clayton Conservani e pelo experiente produtor Claudio Marques. Para filmar a Aurora, algo tão técnico e difícil, contamos com os repórteres cinematográficos Ari Jr., Fábio Brandào e Claudio Carneiro. Em 2 semanas no Artico norueguês e após muita caçada a equipe conseguiu filmar as luzes do norte por diversos dias e locais diferentes. Em Tromso nos deslocamos de carro para os melhores lugares nos arredores - em Svalbard utilizamos o trenó. O cinegrafista Ari Jr conseguiu filmar a Aurora em High Definition com uma camera de filmagem convencional, de uma forma que não havia sido feita anteriormente.

As luzes do norte dançavam entre as montanhas, fortes, nítidas, pareciam que podiam ser agarradas com as mãos.

Em todas as formas, a mais espetacular era quando tremulava em movimentos curtos - como um teclado de piano - rodopiando lentamente sobre nossas cabeças. Assim ficava por horas, fazendo com que nos sentissemos em uma platéia que tinha o céu como o palco onde ocorria o maior show de beleza natural do planeta.

Foi um verdadeiro espetáculo nos céus, uma experiência única e um grande trabalho da Equipe do Clayton Conzervani que, cada vez mais, se solidifica como o mais radical e espetacular reporter cinematográfico do Brasil
__________

A SEGUNDA VIAGEM

Após as filmagem com a equipe da Globo retornei a Oslo e aguardei durante 3 dias a chegada do tão esperado grupo de brasileiros que eu só conhecia por esse blog, pelo email e através do MSN. Fazia muito tempo que nos comunicávamos mas pessoalmente eu não conhecia ninguém.

No dia 26 de janeiro nos encontramos em Oslo e percorremos o roteiro exato que havia sido proposto no ultimo post desse Blog - um pouco diferente do roteiro seguido pela reportagem.

Fomos para a cidade de Tromso, Ilhas Lofoten e Svalbard.

A segunda expedição teve dificuldades para encontrar a Aurora Boreal no início mas, após muita espectativa, tivemos alguns dias com as luzes com força máxima e tão fortes que tornaram a viagem inesquecível para todos.

Assim como havia sido feito com a equipe da Globo, por todo o período organizamos uma verdadeira caçada à Aurora Boreal, saindo das luzes da cidade, tentando fugir do tempo fechado, dirigindo pelas pequenas estradas de neve e gelo, parando em locais desertos e isolados onde eu já sabia serem propícios para ver o fenômeno. Em um dos dias, inclusive, fomos até a pequena uma cidade à cerca de de 150 km de Tromso, já dentro de território Finlandês.

Ao chegarmos no arquipelago de Svalbard, nos ultimos 4 dias de viagem, nosso grupo encontrou a cidadezinha mais polar, ao norte e isolada do mundo com o céu completamente aberto, estrelado e límpido. Parecia tudo perfeito...Temperatura média de 22 graus negativos durante o breve dia e a longa noite. Em um dos dias tivemos a mínima de 27 negativos...

Nosso Hotel era distante do "centrinho" mas sua localizaçao isolada e sem luz por perto era perfeita para avistarmos as luzes da Aurora sem termos a necessidade de andar mais do que 200 metros para ficar no escuro total. Tudo conspirava a favor e não deu outra...

A mais bonita Aurora Boreal apareceu para o grupo dois dias consecutivos. Nem para mim que tinha mais experência e que já tinha visto as luzes tantas vezes imaginava que poderia ser algo tão espetacular...

Seguem algumas fotos da expedição de filmagem junto com a equipe do PLANETA EXTREMO e captadas pelo cinegrafista Fabio Brandão.













Hotel de Gelo








O trenó em Svalbard - arquipélago de Spitsbergen



A caverna de gelo



Os links da GLOBO.COM que acompanharam e divulgaram a viagem:

http://globoesporte.globo.com/platb/claytonconservani/2011/01/12/o-1%C2%BA-encontro/#comments

http://globoesporte.globo.com/platb/fabiobrandao/2011/01/14/planeta-extremo-uma-paixao-e-uma-boa-ideia/


http://globoesporte.globo.com/platb/claytonconservani/2011/01/13/o-2%C2%BA-encontro/#comments

http://globoesporte.globo.com/platb/claytonconservani/2011/01/15/ciencia-e-magia-no-ceu-do-artico/#comments


Fotos da viagem do grupo formado pela net - Fotos minhas e de Egnaldo Costa:




















ILHAS LOFOTEN





ARQUIPÉLAGO DE SVALBARD - SPITSBERGEN






É isso! O meu objetivo é organizar novas expedições e levar cada vez mais brasileiros ao Artico Noruegues para que possamos desfrutar da maior beleza natural da Terra. Um novo grupo está em formação e estou a disposição de todos os possíveis interessados em embarcar nessa aventura..


Abraços


Daniel Japor Garcia

54 comentários:

Carol disse...

Fenomenal !!!!
Adorei André !!!
Quero muito ir em 2012 !!!!
As fotos nos dão mais vontade ainda !!!!

**Cla disse...

2012 aí vamos nós..!

Anônimo disse...

Daniel, adorei a ideia e o blog... O resultado parece ter sido fantástico! Me passa seu msn, que na próxima vou com certeza!! Minha prima tb está interessada em ir com o marido... bjs,
Andressa

Anônimo disse...

oi daniel ! td bem ? aqui eh a priscilla. Realmente a viagem foi demais e ver a aurora foi incrivel ! Obrigada por ter ajudado a gente com tudo. Espero q de td certo com o documentario da globo, vou falar pra td mundo assistir! eles vao morrer de inveja ! rs. E a viagem q vcs foram dps de tromso como foi ? Se vc puder mandar as fotos minha e do cassio e do grupo ou qq outra q tenha ficado legal, eu ficaria mto agradecida. pri_paladin@hotmail.com

Egnaldo disse...

Fantástico o fenômeno, os lugares, as pessoas... Penso ate em ir de novo.... Obrigado Daniel pela oportunidade levada para pessoas que compartilham dos mesmos interesses e precisam de motivação e de alguém como você para cuidar dos detalhes. Bela viagem... Recomendadissima e chance imperdível para os que querem ver esse fenômeno.

jihad disse...

Valeu meu caro amigo. O que eu vi em svalbard ficara em minha memoria para sempre,apesar de ja ter visto em 2008,a natureza mostra que sempre pode nos surpreender,coisa linda, tanto que pode ter certeza que irei de novo com vc!Lofoten islands 'e com certeza um dos lugares mais lidos do mundo pena que pegamos mal tempo, Tromso sem comentarios uma cidade com infraestrutura completa de hoteis, restaurantes, museus, lojas de suveniers, vida noturna latente devido a ser uma cidade universitaria e com lugares magnificos para ver as auroras.Pra fechar Svalbard 'e o local mais parecido com a Antartica que eu ja estive, mas com uma completa infraestrutura mesmo sendo tao isolada.O bacana 'e que foi uma trip com muita aventura mas sem coplicacoes ou privacoes como ter que acampar a- 30 graus, valew por tudo e apareca no Aurora bar em Curitiba! abraxx e muito sucesso vc merece!

Anônimo disse...

Olá pessoal, meu nome é Caco, moro na Irlanda e gostaria de saber se voces sabem em quais epocas do ano é possivel ver a Aurora Boreal... Estou planejando uma viagem pra lá mas gostaria muito de ver as luzes, especialmente porque é o sonho da minha esposa. Muito obrigado. meu email é cacoribeiroaovivo@hotmail.com .

Daniel disse...

caco, final de setembro ao inicio de março....

Aline Lacerda disse...

Incrível! Quero participar da próxima viagem. Como faço? Meu e-mail é linekalacerda@gmail.com
Parabéns pela iniciativa

Anônimo disse...

Oi Daniel ! Meu nome é Patrícia e moro em Curitiba. Estou muito interessada em conhecer a aurora boreal. Saio de férias no final de em Setembro. Você acredita ser uma boa época para isso ? Se sim, que roteiro sugere ? Obrigado e parabéns pelo blog !
pccorrea@bol.com.br

Anônimo disse...

Daniel, bom dia. Queria mais informações tais como quando será a sua nova viagem, quanto custa em média uma viagem dessas p/pessoa, se há vagas ainda e quando é a melhor época para se ver a aurora boreal. Abraços, carloshdaraia@yahoo.com.br

Malu disse...

Olá Daniel, minha duvida é a mesma do colega de cima, quanto custa em media e quando tá prevista a viagem ?
Bj, Malu.

Daniel disse...

Oi Malu, cerca de 4 mil US, qualquer coisa me add no msn: danieljog@hotmail.com

Carlos e Aline, te add no msn...

Aline Lacerda disse...

Daniel, meu msn é esse aqui: lineka_sjp@hotmail.com
O outro é só e-mail.

Obrigada! :)

dirce disse...

daniel. que coisa maravilhosa. como desejei estar aí. foram diversos empecilhos. vou para lá, com certeza. as fotos ficaram otimas.quando estiver para organizar o outro grupo, estarei a postos. um grande abraço. dirce

Juliana disse...

Daniel !!!
AMEI sua viagem!!! E o MEU SONHO!!! se eu soubesse desse blog antes eu teria me juntado a voces... se souber d alguma outra expedicao do tipo me avisa!!! Quero ir SEM FALTA em Janeiro de 2012... eu tenho uns amigos Finlandeses que tem familia na Laponia... o q vc acha??? Vale a pena ir p la tb ou sem duvidas Tromso e o melhor local??
Obrigada por compartilhar esses momentos magicos!! Bjs

Anônimo disse...

Obrigado Juliana. Se vc tem amigos na Laponia é otimo. Tromso é um lugar fantastico pra ver a aurora por estar no meio, exato, do cinturao da aurora boreal (regiao onde ela ocorre). Mas, a laponia toda é bom lugar pra ver a aurora. Outra coisa boa de Tromso é a estrutura, as estradas boas pra sair da cidade e das nuvens, etc.. Estou organizando um grupo para uma nova expedição, entra em contato comigo no email ou msn...abs

msn danieljog@hotmail.com
mail danieljapor@gmail.com

Katia Bonfadini disse...

Que viagem maravilhosa!!!!!! Amo viajar e já estive na Noruega, mas foi no outono. Visitei cidades lindas e fiordes espetaculares!!!!! Mas tentar ver a Aurora Boreal é algo que está na minha lista de coisas pra fazer na vida! Suas fotos estão SENSACIONAIS!!!!! Parabéns!

marco disse...

Daniel, acompanhei seu blog desde que decidi vir ate Svalbard. Agora estou em Longyearbyer sao 23:34 dia 6 abril o sol nao esta poente ainda. Fui tambem a Tromso e quero retornar, me deixa a par da proxima expedicao . abraco

marcobrotto@hotmail.com

Mariana disse...

quero fazer parte dessa viagem......
como faço????

Valeria e Enio disse...

Daniel, poderia me dar dicas de hoteis lá? E empresas que façam o transfer do hotel para o local onde é possível ver a aurora? Irei sozinha, de mochilão, pois tenho apenas 3 dias pra ficar lá. Tens alguma dica? Obrigada!

Daniel disse...

Katia, obrigado, comc erteza vc vera a auroa no futuro...
______
Marco, fico feliz em saber que ajudei a mais um brasileiro a ir a svalbard, fim do mundo. Vamos comigo na proxima expedição se der, vamos nos falando..
___________
Mariana, me manda email ou add no msn.. tai ai na pagina
_______
Valeria, hotel barato Nord, mais ou menos barato e bom, central, o Thon hotel, Scandic bom e preço legal mas nao é no centro...tem muitos hoteis pra todos os preços, va na pagina de busca de tromso. 3 dias é muito pouco, se o tempo fechar ja era...vc vai precisar sair das luzes da cidade, dirigir na neve para ver aurora, se preferir ir com guias aviso q é muito caro e se pegar tempo fechado no dia exato q foi marcado ja era sua grana...manda email pra mim q te passo os contatos deles...
____

abraços a todos

Carol disse...

Daniel, qual é a data da viagem em 2012, para irmos nos programando no trabalho e tal ....
Obrigada,

Daniel disse...

Em janeiro, por volta do dia 20, fala comigo no mail opu msn em caso positivo...abs

Anônimo disse...

Daniel
Sempre tive a curiosidade de ver a aurora boreal, mas antes de ver seu blog não conseguia imaginar como me organizar para isso. Estou realmente interessada em participar do grupo. A idéia é irmos eu e minha filha. Como e o que devemos fazer para participar do seu grupo...
meu e-mail dorabergan@terra.com.br. Obrigada e Parabéns pelo Blog Dora

Daniel disse...

Dora, tentei te responder mas seu email voltou. esse endereço é o certo mesmo?
abs

Anônimo disse...

Olá Daniel, vi seu blog ano passado e morri de vontade de ir, agora com as fotos e relatos mais ainda. 2012, acho que seria possivel. Vai ser em janeiro de 2012 , é isso?
Abs
Paula

Berenice Beltrame disse...

olá, sou fotógrafa de natureza, gostaria de ir esse ano ainda, é possível? meu email berenicebeltrame@yahoo.com.br abs

Anônimo disse...

Fala Daniel, tu é o cara vey... Parabéns ai pelo sucesso !!! =D
Ja to guardando maney e esperando a maior idade para poder um dia ir nesta aventura fantástica.
Um grande abraço

Att

Marcelo M. Alves

Daniel disse...

Galera, ontem no FANTÁSTICO foi feita a primeira chamada sobre o programa que participei sobre a Aurora Boreal. Apareço rapidamente no video em 1 min e 54 segundo, tem q dar stop pra me ver....rs O programa vai ao ar dia 17 de julho agora no fantastico. Segue o link de ontem:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1547259-7823-CONFIRA+CENAS+DA+NOVA+SERIE+DO+FANTASTICO+PLANETA+EXTREMO,00.html

A minha viagem da aurora boreal vai ser o terceiro episodio da serie PLANETA EXTREMO...

Abraçao

Anônimo disse...

Daniel, parabéns pela idéia do blog sobre a aurora boreal ! Estava pesquisando informações sobre a aurora boreal quando descobri o seu blog. Eu e uns amigos temos intenção de fazer esta viagem. Gostaria de saber se em outubro é possível ver a aurora boreal ou é melhor ir em dezembro/janeiro ? Quantos dias são necessários para fazer esta viagem ? Para quando você está planejando levar um grupo ? Qual seria o roteiro ? Aguardo um retorno seu. Abraço, Eliana

Camila disse...

Daniel,vi a chamada ontem no fantástico sobre a Aurora Boreal e fiquei encantada,logo li muito sobre o espetáculo e aguçei mais ainda minha vontade de fazer essa viagem.Quando pretendem voltar para a Noruega? Quantos dias?
Li algo em que diz que 2013 será um espatáculo mais intenso,ja tem alguma pretenção de ir nessa época?
Grande abraço, Camila.

Fernanda Rezende disse...

O blog está maravilhoso, vendo as fotos da aurora boreal os meus olhos se encheram de água é realmente lindo. Se eu que estou aqui fico assim, imagina presenciar algo do tipo... Vontade pra assistir esse belo show da Natureza não falta. É um sonho e eu pretendo realiza-lo ! Lindo mesmo!! Belo trabalho, sucesso !!
abrs, Fernanda

Wilton César disse...

Caraca...
Parabéns pelo blog, é fascinante, é uma dádiva poder assistir o que planeta nos reserva de mais espetacular, espero um dia poder contemplar esse show também.
André parabéns e hoje assistirei no #Fantástico!
Abração cara e continue postando aqui. =]

Wilton César disse...

Caraca...
Parabéns pelo blog, é fascinante, é uma dádiva poder assistir o que planeta nos reserva de mais espetacular, espero um dia poder contemplar esse show também.
Daniel* parabéns e hoje assistirei no #Fantástico!
Abração cara e continue postando aqui. =] Corrigindo...

Anônimo disse...

Ola Daniel, Meu nome é Felipe gondim, me interessei bastante em presenciar esse lindo fenomeno. Gostaria de saber quais são os custos, se só existe esse roteiro....e com agente faria pra entrar nesse seu grupo?
fgondim@live.com
se puder, me mande um e-mail que manteremos contato..obrigado!

Anônimo disse...

Oi Daniel, tudo bem?Sempre tive o sonho de ver esse momento magico de perto.Só que as possibilidades eram limitadas demais..Até que fazendo buscas na internet sobre aurora boreal fui parar no seu blog.Ai gostaria muito de manter o contato para que nas proximas vezes,quem sabe, eu não esteja la tb

Andressa Nunes

Elisandra Amâncio disse...

Daniel, super bacana! Curti demais! Parabéns!

Nastassja Lousada disse...

Parabéééns pela reportagem e matéria!
Ficou fantástica... Parabéns pela viagem também!
Gosteei muito!
Sempre quis ver a Aurora Boreal, desde pequena quando assiti ao filme do Irmão Urso da Disney...então
se forem de novo, me aviseeem! Topo na hora! ;)
Absss!
Naty // @nvlg

Samara Rossi disse...

Que coisa mais LINDA!! nao canso de ver essas fotos!! Isso sim eh PERFEIÇÃO!! Parabéns pelo blog!! com certeza essa reportagem que foi ao ar na TV deixou muita gente encantada com a Aurora Boreal!!

Abraço,
Samara.

Washington Alves disse...

Olá Daniel parabéns pelo magnífico blog, sou amante da arte de fotografar e fiquei encantado com as belas fotos do seu blog. Adoro astrofotografia e principalmente aurora boreal que é um dos fenômenos magníficos da natureza, espero um dia ter a oportunidade de captar este fenômeno esplêndido. Acompanhei todos os episódios do PLANETA EXTREMO e tenho todos gravados, e fiquei emocionado no dia 17 de julho quando passou no fantástico. Valeu, obrigado por transmitir um pouco da sua experiência com auroras para todos os amantes. Visite meu blog:awaphotos.blogspot.com

MÔNICA disse...

Oi Daniel, parabéns pelas matérias no PLANETA EXTREMO. Realmente...fiquei encantada com a Aurora Boreal, é muito lindo!!!!

Anônimo disse...

eu queria que isso td do texto fosse resumido pra min copia e cola no meu caderno e ai pronto
TAREFA FEITA!!!!!

jessica tekila disse...

Bom meu sonho ver esse fenômeno!
eu add esse contato: danieljapor@gmail.com
é o seu né??..
eu quero ver como faço pra ir com vocês em 2012! =D
ABRAÇOS

jessica tekila disse...

ahh o imail... se caso não chegar o pedido! jekitekila_93@hotmail.com

Jéssica Márjorie disse...

Olá, Daniel!
Ainda tem vaga na excursão de janeiro?
Quais são os valores e as formas de pagamento?!
Att,

Jéssica Márjorie

Anônimo disse...

Olá Daniel, me chamo Junia e sonho conhecer a aurora boreal. Gostaria de fazer parte de um grupo fim de 2012 ou inicio 2013. Qual a melhor época? Tempo necessário e custo? Sou de Belo Horizonte - Minas Gerais.
e-mail: juniarosaneporto@gmail.com

obrigada
Abraços
Junia

Anônimo disse...

Oi, Daniel.
Também tenho grande interesse em um grupo no final do ano de 2012.
Mas, gostaria de saber a melhor epoca para assitir a este espetáculo.
Sou do Rio de Janeiro.
email: sheimaroli@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Olá Danial, primeiramente parabéns pelas expedições, me chamo Luan tenho grande interesse em conhecer aurora boreal. Gostaria de saber se ira ter expedições para o inicio de 2013? pois fiquei muito interessado. Sou de Manaus-AM
aguardo sua resposta.
grande Abraço!

e-mail: luan_man@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Daniel,
Estou me preparando para ir na Noruega em janeiro de 2013, para ver a aurora boreal. Gostaria muito de se possível integrar seu grupo. Moro em Belém do Pará. Se possível me dê um retorno. izildinhamiranda@uol.com.br

Anônimo disse...

Daniel, vc esta formando um grupo para ir em janeiro de 2013?ou qual a data de sua nova ida, estou dentro com vc, Simone.
sbittar@terra.com.br
Estive na Noruega em um verão deles e não consegui ir até esses lugares, amei a Noruega, fiz viagens de leste a oeste entre Bergen, Geiranger, e outras cidades que nçao me recordo, mas amei o interior da Noruega e seus fjords.

Bruno Pinheiro disse...

Daniel, pode me enviar alguma informação para esse janeiro?

Pretendo procurar a Aurora Boreal em Abisco (Suécia).

Meu email é bruno.spin@yahoo.com.br

Grato. Abraços,

Larissa Coppini disse...

Oi Daniel, tudo bem? Caso vá fazer outra viagem em 2013 me contate, pois tenho interesse em conhecer esse fenômeno maravilhoso...
Grata
Larissa
larissacoppini@hotmail.com

Larissa Coppini disse...

Oi Daniel, tudo bem? Caso vá fazer outra viagem em 2013 me contate, pois tenho interesse em conhecer esse fenômeno maravilhoso...
Grata
Larissa
larissacoppini@hotmail.com