sexta-feira, 8 de maio de 2015

AURORA BOREAL EM TODOS OS DIAS DA VIAGEM - OUTUBRO

 Olá pessoal, tivemos diversos grupos em sequência neste outono/inverno - de setembro até março.  Acabei fazendo seis grandes viagens no total, com muita correria, por esse motivo acabei não atualizando o Blog como pretendia.

Tivemos nesta temporada - mais uma vez - resultados espetaculares em relação a visualização da aurora boreal, mostrando-nos que nossa experiência acumulada, ano a ano, viagem a viagem, tem nos ajudado muito nesta missão.

O resultado de nossa viagem do mês de outubro foi o mais incrível  entre todas as nossas dezenas de grupos até hoje.  Em 9 noites no Ártico pudemos ver a aurora boreal todos os dias, sem faltar nenhum, algo muito raro, dificílimo de acontecer. Ainda mais se levarmos em conta que em 2 dessas 9 noites tivemos a radiação formadora da aurora boreal em níveis extremos, com o campo magnético da Terra carregado de energia e auroras inacreditáveis.

Outro detalhe que tornou esta viagem única foi a presença da Malu, uma menina que tinha acabado de fazer 2 aninhos, nossa primeira criança buscando a aurora desde que começamos neste trabalho há tantos anos.  Quanta sorte a da Malu....

Espero poder levar meu filho Theo, de 5 anos, em setembro deste ano. Se ele tiver metade da sorte da Malu, ficarei muito feliz!!

Na foto abaixo, nossa mini caçadora de auroras boreais com o pai.



Nesta outra vemos a Malu com os pais, comigo e uma baita aurora atrás:



Já na primeira noite, chegamos na cidade de Tromso com o tempo completamente fechado. Após algumas pesquisas pude perceber que se dirigisse uns 150 km para o sul, talvez encontrasse uma janela de tempo aberto. Assim fizemos e deu certo, logo na primeira noite encontramos a aurora cheia de energia, como mostra a foto abaixo do amigo Alexandre Manhães que já havia viajado conosco em outra ocasião e decidiu voltar.



Continuamos vendo a aurora boreal todos os dias, sempre buscando fugir das nuvens.

Na foto abaixo se pode ver parte de nosso grupo de 16 brasileiros, mais a Malu, chegando na Finlândia com o tempo completamente fechado. Neste mesmo dia ele acabou melhorando, as nuvens foram embora às 8 da noite e a aurora apareceu com força total...



 Nosso chalé em Kilpisjarvi, norte da Finlândia antes de escurecer...


O mesmo lugar algumas horas depois, com o tempo aberto e uma linda aurora boreal sobre nosso chalé.  :)


Na foto abaixo eu apareço bem pequeno fotografando a aurora em cima do gelo de um lago congelado. Esse ano o frio chegou cedo....



A aurora sobre a estrada que liga o norte da Finlândia ao norte da Noruega. Conhecida também como rota da aurora boreal.



Abaixo o amigo Davi, pai da Malu, na noite onde passamos horas isolados na estrada mágica sem que víssemos um carro sequer.




Aurora Boreal sobre o lago Kilpisjarvi, Finlândia.



Parte de nosso grupo contemplando as luzes em uma noite inesquecível para todos:



Estrada Mágica, fria, isolada, silenciosa mas cheia de luzes no céu...




Lago congelado abaixo:




Quando a aurora boreal se forma bem acima no céu, chama-se aurora corona, ou coroa da aurora. Sempre que vemos a aurora sobre nossas cabeças ela dança e se movimenta mais rápido. Se estiver intensa e forte como esse dia o visual é incrível. Fica muito difícil encontrar palavras para descrever essa explosão de luz que balançou sobre nós...









                                                      Abaixo, eu e a aurora boreal... :)


Em nosso ultimo dia de viagem em Tromso, antes de partirmos para a Ilha de Svalbard, tivemos outra noite fantástica, a segunda com a aurora extrema.  Por horas as luzes dançaram sobre a praia no oceano ártico, acabei tirando centenas de fotos e fazendo até um filme em timelapse, abaixo:

BASTA CLICAR PARA ABRIR O FILME....


Muito cansados após horas desfrutando das luzes,  decidimos ir embora com a aurora ainda no céu, estávamos satisfeitos e muito cansados. No caminho de volta para o hotel, eu dirigia vendo as luzes do lado de fora do parabrisa quando de repente algo me chocou.  Uma luz de aurora boreal surgiu tão forte, tão nítida, que freei o micro ônibus imediatamente. Não dava para perder um segundo...

Paramos e saltamos em meio à uma lombada da estrada,  não dava tempo de procurar um local normal para estacionar.... Descemos correndo, eu gritava para esquecerem as fotos, os tripés e saíssem logo para que aproveitássemos aquele momento impressionante.

Uma espécie de tubo gigante de luz forte em 3 cores, tão nítido que parecia ser rígido e com textura, rodava desde o horizonte no oceano até o outro lado da montanha ao longe. Como um cabo gigante de teleférico em movimento, ou algo parecido, rodando, com as 3 cores em forma de corrente, com seus elos de luz perfeitos... Assustador!!!

Mesmo com tantos anos podendo ver a aurora boreal, tendo as mais variadas experiências, eu nunca havia visto nada parecido!!  Não tiramos foto deste momento extremo que durou cerca de 10 minutos mas guardamos no coração.

Abaixo outras fotos do Alexandre, na mesma noite, mostrando a aurora bem em cima de nossas cabeças...






Aurora sobre o oceano Ártico:




A imagem abaixo sintetiza um pouco o que são nossas viagens e nossos grupos.  Momento de felicidade e realização em volta da fogueira.








É isso pessoal, de forma resumida espero ter passado um pouco de nossa experiência na viagem de outubro e em breve irei atualizar o Blog com mais fotos e relatos das viagens seguintes de dezembro, janeiro, fevereiro, março....

Para quem tiver interesse em participar de nossos grupos de setembro até março, todos os anos, basta mandar um email para:

contatogeotrip@gmail.com

Um abraço

Daniel Japor

5 comentários:

Margarida Amorim disse...

Incrível como que em apenas uma viagem vocês conseguiram ver tanta aurora boreal. Muita sorte neste grupo. Acompanho seu trabalho há muito tempo, meu parabéns por toda essa paixão.

Abs

Alexandre Campos Manhães disse...

Daniel Japor, parabéns pelo trabalho que vem fazendo e pelo sucesso. Esta viagem de outubro de 2014 foi incrível e com Auroras Boreais inesquecíveis. Vou só pedir para você corrigir este blog e colocar os créditos na minha foto da Aurora Corona que você colocou (aquela foto que lembra um pássaro). Obrigado e um abraço.

Daniel disse...

Fala Alexandre, realmente foi demais... Desculpe, eram muitas fotos para nomear, aquela foi trocada mas agora tá tudo certo....

Abs

Daniel Japor

. disse...

Como que eu nunca encontrei sobre seu grupo?? Fui a Tromsø no Carnaval de 2013, vi pela primeira vez a aurora boreal. Fui com uma amiga, fizemos safari com uma agência de lá. Este ano, logo mais em novembro, estou indo para a Lapônia finlandesa, levando mamãe e irmã para ver o mesmo q eu vi aquela vez, e espero ter a mesma sorte!
Mas que seria legal ter encontrado vocês antes, seria.. Curti saber!

Marcus Cardoso disse...

Parabéns pelo blog, muito legal!!! Enviei um e mail pra vc, por favor, verifique sua caixa de entrada, abraços!!!
Marcus V.